Imagine Cup – Saldo Positivo

Como todos já devem saber – e como está no post anterior – a Ondine.NET (equipe da UFSCar) participou das finais da Imagine Cup em São Paulo.

Vou colocar o carro na frente dos bois e contar o final, pois sei que todos estão ansiosos: não vencemos, nem obtivemos posição de destaque (primeiro e segundo lugares).

Entretanto, aprendemos verdadeiramente o sginificado daquele velho clichê que diz que "o importante é competir". Pra nós, da Ondine, foi mais que importante. Foi alegria, diversão, reconhecimento e OPORTUNIDADE! Oportunidade de aprender, de conhecer pessoas novas – ou melhor, sorrisos novos, e disso os pernambucanos entendem. Enfim, o saldo foi positivo:

  1. Ficamos hospedados em um Hotel 5 estrelas, com atendimento de primeiríssima qualidade.. onde pudemos aproveitar as instalações enquanto nos preparávamos para as apresentações.
  2. Conhecemos pessoas brilhantes, que realmente se importavam com a questão do meio ambiente… Pessoas diferenciadas, amizades que durarão apesar das distâncias. (Não foi à toda que eu anotei o MSN de quase todo mundo.. rs)
  3. Pudemos conhecer a competicão mais de perto e já não somos mais "virgens de Imagine Cup", e aproveitar os feedbacks para não cometer os mesmos erros no futuro
  4. Conhcemos o Joe Wilson, responsável por todo o setor acadêmico da Microsoft – digamos que ele é o Big Boss. Um cara super inteligente, mas dotado da tal inteligência rara: a que não está vinculada a arrogância ou a prepotência. Enfim, o cara é daqueles que você já sente que conhecia há mto tempo… realmente gente boa! :D (E eu não estou puxando saco, por que ele não entende nada de português.. rs)
  5. Eu, particularmente, tive a oportunidade de conhecer o Walter Dias e a Patrícia, responsáveis, respectivamente, pela Imagine Cup 2008 e pelo programa de Student Partners

Essa lista poderia se estender por mais algumas páginas, mas essas foras as coisas que mais me marcaram…

Em fim, foi uma experiência ímpar, que jamais será esquecida – não por que nós tiramos várias fotos, mas por que ela deixou marcas, lembranças que serão ao mesmo tempo: saudade e motivcação!

Um grande abraço a todos!
Paulo Ricardo Stradioti

Imagine Cup… imagine!

Quinta-feira, 15 de maio de 2008. Depois de alguns dias de espera, finalmente é divulgado o tão esperado resultado: os finalistas nacionais da Imagine Cup para a categoria Design de Software. Mas antes que esse post assuma um caráter policial, ou de filme de terror, eu vou simplificar a história: eu estava no meio da reunião da célula de web quando meu celular toca. Constrangido, peço desculpas e respondo à indiscreta ligação! Do outro lado, uma voz rouca e empolgada: Alexandre Chohfi que, eufórico, foi logo dizendo: Parabéns! Parabéns cara… parabéns, vc é finalista!

Acho que todos nós – caros leitores – já tivemos algum momento em que… digamos… agente trava, dá tela azul.. esse foi um dos meus momentos de "Blue Screen" (como diria o Notebook do meu amigo Denis Salvadeo). Eu não acreditava, achava que era brincadeira, gozação, coisa do tipo.. mas depois de tanta insistência percebi que a coisa era séeria! Tão séria, que neste exato momento eu estou na Sala 74 do departamento de computação (vulgo lab CELLS, das células acadêmicas) junto com alguns colegas da Ondine.NET (nossa equipe) [Detalhe: o Chohfi está falando sozinho…. ou com o computador… com o mouse… não dá pra saber… só sei que eles está perguntando e respondendo tudo ao mesmo tempo… uma espécie de monólogo tecnológico] finalizando alguns detalhes para as finais, que acontecerão nos dias 26, 27 e 28 em São Paulo. Durante esses dias, ficaremos hospedados no Paradise Ressort Golf Village, tudo cortesia da Microsoft!

É isso aí pessoal, será que conseguiremos representar o Brasil na França!? Isso eu não sei… só sei que até agora, nós da Ondine.NET nos divertimos muito… perdemos muitas noites de sono e tivemos muitas dores de cabeça!

 

Chohfi fazendo pose, durante o intervalo do seu monólogo.

Eu com um pouco de sono.. Só não posso babar, né!? rs

 

Até a próxima =)

Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partner

Simpósio Brasileiro de Games 2008

Essa eu tenho certeza que os gamers de platão já devem estar sabendo!
 
Foi anunciada a data e as instituições que sediarão o SBGames 2008: o evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de Novembro na PUC-MG e na UFMG. Ano passado, estavam presentes cerca de 500 participantes (mas eu não estava lá.. rs), além de personagens importantes no cenário de desenvolvimento de jogos nacional e palestrantes internacionais. Este ano não deve ser muito diferentes e nós, da UFSCar, estamos interessadíssimos em montar uma caravana para o SBG e, de quebra,  comer uns pães de queijo daqueles que só minas tem!
 
Interessado em participar da caravana? Envie um email para paulo.ricardo@live.com com um título sugestivo (que tal SBGames 2008?) para solicitar mais informaçoes e/ou se inscrever.
 
 Criei uma área no Events do Live para organizar as inscrições para a caravana. Após confirmar a sua inscrição você será convidado para este evento:
 
 
Até lá!
 
Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partners

Vinde a mim o XNA 3.0

Depois de quase um ano se divertindo com a versão 2.0 do XNA a comunidade agora pode comemorar mais uma novidade: o XNA 3.0 que, apesar de ainda não ter sido lançado (é uma prévia para a comunidade), chega quentinho e cheio de novidades. Uma delas é que além de XBOX 360 e os tradicionais jogos para PC o XNA também vai suportar a criação de jogos para ZUNE (um player móvel de mídias da Microsoft). Está curioso? Meu colega MSP Alexandre Chohfi escreveu um post mais completo, que você pode encontrar aqui!
 
Estou doido para ver os jogos que vão aparecer por aí, já que galera aqui no Brasil tem muita criatividade, e com essa dobradinha (XNA+Criatividade) dá pra fazer coisas incríveis!
 
Abraços pessoal!!
 
Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partner

Vida longa ao Blog!

Não é de hoje que eu tinha vontade de criar um blog e lotá-lo de posts "maneiros". Só "nem tudo são flores" e a universidade e o estágio estavam tomando mais tempo que o previsto, o que me fez adiar esse primeiro post em muito tempo. MAS… o que importa é que agora eu criei o meu próprio blog no MySpaces e pretendo recheá-lo de novidades e posts quentinhos.
 
Afinal, não é à toa que os Blogs têm se multipicado tào vertiginosamente a ponto de alguém cunhar um termo simplesmente para se referir a eles: a blogosfera! E bota fera nisso.. Os blogs ainda são uma fonte profusa de informação e conhecimento, além de um hobby para muita gente. Espero que vocês gostem do meu blog e agredeço a todos os possíveis leitores assíduos!
 
 
É isso aí pessoal: Vida longa ao Blog, ao meu blog…
 
 
Abraços,
Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partner