Finais do XNA Challenge Brasil

O XNA Challenge sempre revela talentos, mostrando verdadeiras supresas. Ano passado, por exemplo, os campeões mundiais da Imagine Cup na categoria Design de Jogos também marcaram presença no XNA Challenge. A idéia do XNA Challenge é ser uma preparação para a Imagine Cup, já que o mesmo projeto pode ser inscrito nas duas categorias.

Esse ano, os projetos que se destacaram no XNA Challenge, bem como suas respectivas equipes e integrantes foram:

 

Equipe: Firefly Squad
Integrantes:

Diogo Couceiro Lemos – Universidade Federal de Pernambuco
Dário Saraiva de Melo Pinheiro – Universidade Federal de Pernambuco
Otávio Pessoa Silveira – Senac Pernambuco
Giselle Santos Andrade – Faculdade Integrada do Recife

Jogo desenvolvido pela equipe: Millennium City
"Na tela inicial do Millennium City é apresentada uma cidade cheia de problemas, com ícones que dão acesso à minigames. O objetivo do jogador é salvar a cidade por meio desses oito minigames que abordam os problemas do milênio. Os minigames possuem estilos diferentes (ação, estratégia, aventura, etc.) e compartilham os mesmos atributos da cidade (saúde, educação, pobreza, etc.). A cidade é 3D e focada no envolvimento, enquanto os minigames são 2D e focados na diversão. A cidade é dinâmica, existem pessoas e carros se movendo, e os resultados obtidos nos minigames afetam a cidade instantaneamente. Em cada minigame o jogador assume um papel diferente, mas sempre com o mesmo objetivo: salvar a cidade."

 

Equipe: Fractal
Integrantes:

Marcelo Guedes Roque – Universidade Federal Fluminense
Renan Rocha dos Santos – Universidade Federal Fluminense
Marcelo Rodrigues de Holanda Maia – Universidade Federal Fluminense
Marcos dos Santos Ramos Júnior – Universidade Federal Fluminense

Jogo desenvolvido pela equipe: Globe 
" O jogo é ambientado em um planeta habitado por seres representados por Orbes. Os Orbes são entidades que são facilmente afetadas pelos problemas que este planeta possui e assim protagonizam toda a ação do jogo, em que o jogador deve dispor de tecnologias e estratégias para resolvê-los. As tecnologias podem ser obtidas utilizando os créditos, que por sua vez são obtidos a cada objetivo cumprido. Para identificar os problemas que afetam uma região, o jogador deve posicionar equipes de pesquisa e observar seus relatórios dados sobre a área. A estrutura de jogo utiliza um sistema de geração de eventos randômico, proporcionando um novo desafio a cada jogada."

 

Equipe: Levv IT Team
Integrantes:

Edgar Figueiredo Neto – Universidade Federal de Pernambuco
Victor Rafael Nascimento dos Santos – Unibratec
Vinícius Ottoni Borges Figueiredo – CEFET – PE
Luciano José Firmino Júnior – UNICAP

Jogo desenvolvido pela equipe: Choice
"
Choice é um jogo de raciocínio e reflexos que mistura o desafio dos jogos de estratégia com o dinamismo e a diversão dos jogos de Arcade. Neste jogo para quatro jogadores, o mapa-múndi será dividido em diversos territórios. Cada território terá necessidades de 7 tipos diferentes, correspondendo às metas da Unesco. O objetivo dos jogadores é formar parcerias e adquirir recursos para suprir as necessidades de seus territórios. Para fazer isso, ele precisará ficar atento às peças que "cairão" esporadicamente, mas para conseguir a peça que precisa, o jogador precisa ser mais rápido que seus adversários, pois a cada turno cairão quatro peças que serão disputadas por todos os jogadores."

 

Equipe: Phoenix Team
Integrantes:

Marcos dos Santos Venturelli – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Caio Cesar Faria Araujo Lima – UNIRIO
Paulo Henrique Faria Araujo Lima – Universidade Estácio de Sá
Rodrigo Senna de Carvalho – Univercidade

Jogo desenvolvido pela equipe: H.I.V.E.
"Nesse jogo, o jogador opera o supercomputador da organização fictícia Humanitarian Institute, conhecido como H.I.V.E. (Humanitarian Institute Virtual Enviroment). A função desse computador é administrar equipes de ajuda humanitária em locais que se encontram em condições críticas. A jogabilidade de H.I.V.E. é similar a de outros jogos de simulação/estratégia como Populous e SimCity, mas com simplicidade e ritmo de arcade. Uma nova situação é gerada aleatoriamente a cada nova partida, e o jogador deve gerenciar recursos para satisfazer quatro necessidades básicas da população local: saúde, nutrição, segurança e educação."

 

Equipe: Zezons Games Imation
Integrantes:

José Luis Lourenço – UNIVAP
Reginaldo de Oliveira – UNIVAP
Júlio César Cosmo – Universidade Salesiana de São Paulo
Rodrigo Santos – UNIFESP

Jogo: Billy the Gates – Adventures in Africa
"Billy the Gates é um jovem sonhador que imagina um mundo melhor no qual grandes problemas da humanidade como fome, miséria, doenças e a falta de educação possam ser minimizados. Ele se inscreve para participar das missões da ONU, enfrentando os diversos desafios para cumprir com sucesso as missões e trazer não só a alegria a milhares de pessoas, mas sim uma qualidade de vida melhor. O game é formado por 8 casual games independentes. Billy precisa cumprir um dos 8 objetivos da ONU disputando com outros gamers ao redor do mundo o melhor desempenho em cumprir a missão. Cada casual game tem sua própria tabela de recordes dos mais bem colocados no game."

 

As finais do XNA Challenge acontecem concomitantemente às finais da Imagine Cup, no dia 24/04 na Feira do Estudante do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), na Bienal do Ibirapuera em São Paulo, capital.

 

Parabéns aos finalistas. Que vençam os melhores!

 

Abraços,

Paulo Ricardo Stradioti
Microsoft Student Partner

About Paulo Ricardo Stradioti

Bacharel em Ciência da Computação (UFSCar, São Carlos)
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s