Windows Media Center

Introdução

O Windows Media Center tem como objetivo centralizar o acesso a mídia e entretenimento para usuários domésticos. Basicamente, funciona como uma central de entretenimento, integrando em um único dispositivo – no caso, um PC – recursos para reprodução de músicas, vídeos, TV Digital (desde que exista uma placa para recepção), DVDs, Blu-Ray, Rádios FM/online ou, até mesmo, acessar conteúdo de serviços online (por exemplo, aplicações bancárias).

Além disso, é possível integrar o Windows Media Center com o Xbox 360 para compartilhar vídeos, imagens e músicas. Estudar como essas tecnologias se integram e como desenvolver aplicativos de qualidade e com potencial comercial foi motivação para a criação de um grupo de estudos sobre essa plataforma aqui na Universidade Federal de São Carlos.

Sintonização de TV e Rádios FM

Para que seja possível visualizar (e até mesmo gravar) programas de Televisão, é necessário que o computador possua uma placa de captação desse tipo de sinal (sintonizador de TV Digital). Analogamente, um sintonizador FM é opcional e será necessário para sintonizar estações de Rádio FM através do Windows Media Center. Em suma, o WMC provê uma central para gerenciamento de mídia, mas para isso é necessário que os devidos equipamentos de hardware estejam disponíveis.

Televisão digital (HDTV)

As HDTVs crescem em matéria de vendas a cada dia, não só por terem se tornado uma tecnologia economicamente viável, mas porque sua qualidade e recursos são inigualáveis em matéria de qualidade multimídia e funcionalidade. Nos EUA, o suporte para a tecnologia de cabo de alta definição é uma realidade, suporte esse, oferecido pelo WMC. Um dos principais objetivos desse grupo de estudo, é entender esse mecanismo e estudá-lo, para que possamos, futuramente, ajudar o desenvolvimento de tal tecnologia no Brasil. Uma das inúmeras vantagens da plataforma multimídia da Microsoft, é sua facilidade para que desenvolvedores e proprietários de conteúdo proporcionem novos serviços e experiências de entretenimento online, e é visando tal desenvolvimento, que esse grupo de estudo se forma.

Advertisements

Author: Paulo Ricardo Stradioti

Bacharel em Ciência da Computação (UFSCar, São Carlos)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s