Windows Media Center

Introdução

O Windows Media Center tem como objetivo centralizar o acesso a mídia e entretenimento para usuários domésticos. Basicamente, funciona como uma central de entretenimento, integrando em um único dispositivo – no caso, um PC – recursos para reprodução de músicas, vídeos, TV Digital (desde que exista uma placa para recepção), DVDs, Blu-Ray, Rádios FM/online ou, até mesmo, acessar conteúdo de serviços online (por exemplo, aplicações bancárias).

Além disso, é possível integrar o Windows Media Center com o Xbox 360 para compartilhar vídeos, imagens e músicas. Estudar como essas tecnologias se integram e como desenvolver aplicativos de qualidade e com potencial comercial foi motivação para a criação de um grupo de estudos sobre essa plataforma aqui na Universidade Federal de São Carlos.

Sintonização de TV e Rádios FM

Para que seja possível visualizar (e até mesmo gravar) programas de Televisão, é necessário que o computador possua uma placa de captação desse tipo de sinal (sintonizador de TV Digital). Analogamente, um sintonizador FM é opcional e será necessário para sintonizar estações de Rádio FM através do Windows Media Center. Em suma, o WMC provê uma central para gerenciamento de mídia, mas para isso é necessário que os devidos equipamentos de hardware estejam disponíveis.

Televisão digital (HDTV)

As HDTVs crescem em matéria de vendas a cada dia, não só por terem se tornado uma tecnologia economicamente viável, mas porque sua qualidade e recursos são inigualáveis em matéria de qualidade multimídia e funcionalidade. Nos EUA, o suporte para a tecnologia de cabo de alta definição é uma realidade, suporte esse, oferecido pelo WMC. Um dos principais objetivos desse grupo de estudo, é entender esse mecanismo e estudá-lo, para que possamos, futuramente, ajudar o desenvolvimento de tal tecnologia no Brasil. Uma das inúmeras vantagens da plataforma multimídia da Microsoft, é sua facilidade para que desenvolvedores e proprietários de conteúdo proporcionem novos serviços e experiências de entretenimento online, e é visando tal desenvolvimento, que esse grupo de estudo se forma.

About Paulo Ricardo Stradioti

Bacharel em Ciência da Computação (UFSCar, São Carlos)
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s